AÇÃO PASTORAL E

INCIDÊNCIA POLÍTICA

A criação da Pastoral da Aids e o trabalho dos agentes nas diversas realidades indicou que a missão da igreja no campo do HIV e Aids devia ser mais ampla que a assistência. Amadureceu a compreensão sobre a responsabilidade da Igreja na área da prevenção, da acolhida e solidariedade, da articulação e parcerias, da incidência política, mística e espiritualidade. Essas cinco dimensões dão, aos poucos, unidade ao trabalho pastoral nas dioceses, paróquias e comunidades.
O campo da incidência política é importante, pois coloca os agentes dentro do contexto de consolidação da democracia, um modelo que precisa ser construído e sustentado cotidianamente. Embora tenhamos maior consciência dos direitos, ainda nos deparamos com grandes injustiças e gritantes situações de desrespeito aos direitos humanos. Por isso, a necessidade da vigilância para avançar na democracia e na garantia dos direitos conquistados, evitando o retrocesso.
Especificamente no caso da saúde, com a gestão descentralizada, se faz necessário defender o SUS para que esteja acessível a toda a população, implementar e monitorar as políticas públicas, acompanhar a execução das ações e aplicação dos recursos. Como interessa a todos, é dever de todo cidadão participar dos espaços de controle social para qualificar os serviços.
A contribuição da Pastoral da Aids no controle da epidemia deu-se de forma gradual. Num primeiro momento os agentes recebem conhecimento nas áreas técnica, política, metodológica e espiritualidade para começar a dar conta de uma epidemia diversificada e abrangente. A capacitação de agentes multiplicadores é, por isso, uma das dimensões prioritárias da ação pastoral.
Nas primeiras capacitações, as políticas públicas eram trabalhadas no intuito de esclarecer a importância e as implicações de ter ou não compromisso político. No decorrer do processo, foi intensificado o diálogo com o Programa Nacional de DST e Aids, na perspectiva de capacitar especificamente os agentes da Pastoral da Aids para o campo da incidência política, oferecendo elementos para a compreensão do controle social no âmbito das políticas públicas. No atual momento, a Pastoral redimensiona esta formação de agentes, buscando fortalecer e qualificar a incidência política e a participação dos seus agentes nos espaços de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, estabeleceu um processo de formação de lideranças para atuação em quatro espaços políticos: Fóruns de ONG/Aids, Planos de Ações e Metas (PAMs), Frentes Parlamentares e Conselhos de Saúde.
Dentro deste contexto, se insere este programa de incidência política. Ele acontece a partir da capacitação de 100 agentes de Pastoral das cinco regiões do Brasil que atuam em algum desses espaços políticos ou que estejam dispostos a se engajar. Em momento posterior, serão treinados outros 80 agentes de municípios que ainda não participam da política de incentivo, concretizados no Plano de Ações e Metas.
O objetivo desse programa é tornar conhecidos os mecanismos de elaboração das políticas públicas e leis; como se dá o planejamento das ações e a liberação de recursos para cada setor, compreender o papel da sociedade civil no processo de implementação das leis e no acompanhamento de sua execução.
Para consolidar esse processo elaboramos um Manual do Facilitador para qualificar e ajudar os Agentes a se inserir nas instâncias do controle social e incidir nas políticas públicas. Queremos que os agentes conheçam e atuem em um dos quatro espaços que consideramos importantes para a promoção e a garantia de direitos. Muitos agentes já estão inseridos e atuando em espaços de controle social. Com estes queremos fortalecer sua incidência e também motivá-los a capacitar novos agentes.
São Tiago em sua carta alerta que “a fé, se não for acompanhada de obras, é morta” (Tg 2,17). Já temos meios, conhecimento, vontade. Precisamos agora colocar a mão na massa para garantir os direitos e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. A Saúde é um direito de todos. A garantia deste direito também é conquistada com a participação de cada Agente que se compromete e se torna presença ativa num espaço de controle social. Acompanhe este processo no blog da Pastoral (pastoralaids.org) e caso se sinta chamado para colaborar e caminhar junto entre em contato conosco secretaria@pastoralaids.org.br

Um comentário:

thulannguyen disse...

Thanks for sharing, nice post! Post really provice useful information!

Anthaison.vn chuyên cung cấp máy đưa võng với dòng máy đưa võng ts đảm bảo là sản phẩm tốt nhất cho bé.

Postar um comentário